STJ negou dois dos três habeas corpus do ex-presidente Lula, que poderiam adiar o depoimento; Polícia Militar monta forte esquema de segurança em Curitiba
O juiz Sérgio Moro e o ex-presidente Lula (Igo Estrela/PMDB e Adriano Machado/Reuters)
Nesta quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer à sede da Justiça Federal, em Curitiba, para depor ao juiz Sergio Moro. Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de ter se beneficiado com propinas da construtora OAS desviadas de três contratos da empreiteira com a Petrobras. O dinheiro, cerca de cinco milhões de reais, teria sido destinado à aquisição e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá, praia do litoral de São Paulo, e aos custos de armazenamento do acervo presidencial do petista.
Acompanhe as últimas notícias sobre o depoimento de Lula em Curitiba:
11:14 – Cerca de 200 policiais do batalhão Rotam da Polícia Militar, equipados com escudos e cassetetes chegaram à praça Alexandre Brotto, em frente à sede da Justiça Federal em Curitiba. Outros 150 policiais estão diante do prédio, que receberá o ex-presidente Lula para o seu primeiro depoimento ao juiz Sergio Moro.
11:09 – O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acaba de negar dois dos três pedidos de habeas corpus impetrados pela defesa do ex-presidente Lula. Se aceitos, os pedidos poderiam representar o adiamento do depoimento do petista ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira. Em um, os defensores solicitavam mais tempo para analisar novos documentos recebidos no fim de semana. No segundo, reiteravam o interesse em fazer uma gravação independente da fala do ex-presidente.
11:05 – A cerca de 150 metros do prédio da Justiça Federal, ambulantes estendem varal com bandeiras do Brasil, um dos símbolos dos apoiadores da Lava Jato, ao lado de uma pequena concentração de militantes favoráveis ao ex presidente Lula, alguns deles vestindo uniformes do MST e da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Cerca de trinta apoiadores do petista estão na esquina de uma das ruas que dá acesso ao edifício.
11:02 – Acaba de sair do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, o comboio que leva o ex-presidente Lula e lideranças petistas. São veículos das marcas Fusion e Corolla, além de uma van.
10:58 – Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff estão juntos, no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, antes do depoimento do petista ao juiz Sergio Moro.
10:52 – Cerca de 250 pessoas, apoiadores do ex-presidente Lula, partiram do acampamento do MST rumo à Praça Santos Andrade, para fazer o primeiro ato do dia em defesa de Lula.
10:45 – A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também já está em Curitiba para apoiar o ex-presidente Lula em seu depoimento. Na sua conta oficial no Twitter, Dilma disse que a “verdade vai prevalecer”.
Já estou em Curitiba para prestar minha total solidariedade ao presidente @LulapeloBrasil. A verdade vai prevalecer.#LulaEuConfio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço a sua participação e Juntos somos fortes!